Listamos para você cinco regras ou dicas que gostaríamos de lhe dar para criar um site de sucesso. É claro que cada projeto é um trabalho em si, mas estas regras gerais (todas igualmente importantes, independentemente da sua localização) são a base do trabalho profissional.
Confira as 5 regras para criar um bom site:
1: o site é para usuários, não para você.
Se é verdade que você é o dono do site e de alguma forma precisa gostar dele, lembre-se sempre: se você quer que ele funcione, seus usuários têm que gostar ainda mais. Um site corporativo, ou um site que não seja totalmente pessoal, deve buscar principalmente produzir um resultado, que na maioria dos casos será publicidade ou venda de algo. Para isso, o site deve ser apreciado pelos usuários e considerado útil.
É importante sempre lembrar disso. Portanto, se o que é útil depende do seu conteúdo, o que é agradável depende da sua aparência. Em seguida, escolha um layout adequado ao seu site e não só aquele que você gosta, mas também as cores, que devem seguir regras bem específicas. Tente acompanhar as tendências de web design visitando e aprendendo com os sites mais recentes.
Faça o que for necessário para garantir clareza, facilidade de navegação e leitura, consistência entre as páginas do site e entre o site e quaisquer outras campanhas da sua empresa (folhetos, brochuras, logotipos e cores). Destaque os benefícios do seu produto e as informações mais importantes, caso contrário tudo parecerá igual.
Preste atenção ao idioma: não tome nada como garantido se estiver falando para um grande público e tente ser muito preciso se estiver falando para usuários treinados.
2: Projete seu site no papel com o conteúdo em mente.
Primeiro, pegue o conteúdo ou tenha uma ideia do que você terá para preencher o site. O primeiro passo para criar um site eficaz é projetá-lo, o que significa que antes mesmo de pisar no computador, você precisa reunir as ideias e o conteúdo que formarão o próprio site.
Tudo que você precisa é de um pedaço de papel e tempo para responder algumas perguntas. A primeira: “O que quero obter do site? O que posso oferecer aos usuários? Todos os seus esforços devem ir na direção das respostas que você deu a essas primeiras perguntas. Disso depende o conteúdo do site e a sua navegação.
Divida o material que você encontrou ou planeja usar em grupos; cada um será uma seção do seu site e, em seguida, um item de menu de nível superior. Criar três, quatro no máximo cinco grupos o ajudará a criar a estrutura correta do site. Esse material não deve ser colocado lado a lado, mas subdividido de acordo com a profundidade.
A estrutura mais adequada para gerenciar o conteúdo do site é chamada de pirâmide reversa. O conteúdo mais comum acaba em diversas páginas de nível superior, imediatamente visíveis para todos os usuários. Em vez disso, conteúdo mais específico é passado para o segundo nível para ser detalhado em seções separadas para que os usuários interessados possam encontrá-lo.
Pergunte-se também: “Como vou gerenciar o site?” Se você acha que pode atualizá-lo com frequência, faz sentido usar seções como Notícias Internas e na página inicial, caso contrário é melhor deixar como está. Se você sabe que o site tende a ficar cada vez mais rico, considere torná-lo escalável desde o início para que em algum momento você não se encontre em uma situação em que não saiba onde colocar as coisas. Se for importante receber feedback dos usuários, preste muita atenção à página de contato e use páginas de comentários em suas cartas.
3: invista em conteúdo
Um site bonito é visitado apenas uma vez, mas um site cheio de informações interessantes é visitado muitas vezes. O conteúdo é a parte principal de um site, o que, como dissemos, deve ser feito para impulsioná-lo, fazer com que o encontrem, faça com que se destaque. Gaste um pouco de tempo preparando conteúdo original ou interessante e você não se arrependerá.
Você verá seu site crescer e o número de visitantes aumentar. Os motores de busca adoram conteúdo, especialmente se for novo, desde que você possa atualizá-lo com frequência. Através do seu conteúdo, você também pode ganhar links para o seu site, que é um ativo valioso na Internet. Portanto, escreva sobre o que você sabe, escreva e linke tudo o que possa ser inerente ao tema do seu site; também use fotos e vídeos, se necessário.
Se você mencionar alguém, mencione também as fontes, vinculando-as. Faça uma boa seleção de links úteis e coloque-os no site.
4: o menu é importante
Sem um menu bem organizado, será difícil encontrar o conteúdo do seu site. E isso não se resolve colocando tudo na página principal.
Tenha cuidado para evitar alguns erros comuns:
Nomes. Se o nome da página não refletir suficientemente o seu conteúdo, você corre o risco de o usuário se sentir perdido e ter dificuldade de navegação. Ele não precisa adivinhar o que estará na página, ele precisa entender antes mesmo de abri-la. Mas sem nomes muito longos e complexos.
Catalogar não é fácil, mas se tiver que fazê-lo, por exemplo para um catálogo de produtos, tente seguir os sites mais famosos ou seguir convenções comuns (por produto, por marca, em ordem alfabética, por características, etc.).
4: poucas cores, poucas fontes
Não exagere nas cores, escolha várias (três, no máximo quatro) que sejam adequadas. Com fontes ainda menos. O site deve ser fácil de ler e agradável, por isso você deve escolher cuidadosamente as cores e fontes:
Cores: Aplicam-se as regras gerais da psicologia das cores, portanto, se o site for profissional, o melhor é usar tons frios como azul, cinza ou um pouco de verde.
Para um site pessoal ou particularmente movimentado, você pode usar vermelhos, amarelos e cores mais fortes. O texto fica melhor em preto sobre fundo branco ou sempre com bom contraste. Um site institucional quase sempre deve abandonar o fundo preto. Não misture cores quentes com frias e não exagere: três cores são suficientes.
Fontes: As fontes mais legíveis na tela são as chamadas barras de linha, que contrastam com as fontes elegantes destinadas à impressão. Por exemplo, Arial, Verdana, Tahoma pertencem à primeira família. Em vez disso, o famoso Times ou a Geórgia dizem adeus. Estas são apenas 5 regras de ouro que você deve analisar cuidadosamente ao criar seu site.